• Re Lustosa

5 livros de escrita para quem quer ser escritora

Você sonha em se tornar uma escritora, mas não sabe por onde começar? Então continue lendo este artigo rápido, pois o escrevi especialmente para você!


Quando comecei minha jornada como autora de romance, me senti completamente perdida. Mas como boa leitora que eu era, adivinhe o que acabou me salvando? É isso mesmo, você adivinhou: foi a própria leitura!



É por isso que a melhor ferramenta que eu indico para o início da carreira de uma escritora (ou até mesmo para aquelas autoras que já estão na caminhada há algum tempo) é a leitura de guias de escrita. É uma forma rápida, econômica e eficaz de aprender o ofício, além de te colocar em contato com diversos escritores que também já se sentiram perdidos um dia.


Ah! Antes de começarmos, eu gosto de avisar que este post possui links de afiliados. Sabe o que isso significa? Apenas que, ao comprar um produto na Amazon através dos links deste artigo, você me beneficia com uma comissão sobre a venda. Mas não se preocupe! Isso não afeta o valor da sua compra, e você ainda apoia o meu trabalho e me ajuda a crescer e a continuar escrevendo :)


Agora, sem mais delongas, vamos conversar sobre os livros que podem te tornar uma autora ainda melhor?


(Espero que você tenha dito que sim, hein, futura escritora? Não me abandone agora!)



Os cinco guias de escrita para quem quer ser uma escritora melhor


Vamos começar pelo meu livro favorito, porque se você acabar desistindo de ler este artigo porque ficou entediada, ou porque sua série favorita acabou de começar, gostaria que você levasse esta dica de livro com você, dentro do seu coraçãozinho:



A arte de escrever bem


"A arte de escrever bem", de Dad Squarisi e Arlete Salvador, é simplesmente uma obra prima que caiu do céu como um anjo na minha vida. É um livro sobre como usar a língua portuguesa a nosso favor, com dicas valiosíssimas a respeito de como escrever de forma que as palavras, frases e parágrafos tornem sua escrita mais harmônica e fluída. É simplesmente maravilhoso, e eu não sei o que seria da minha escrita se não fosse por essa preciosidade em formato de livro.



Sua escrita deve encantar o seu futuro leitor e fazer com que seja prazeroso para ele continuar virando as páginas até chegar ao fim da história, e este livro definitivamente te ensina ferramentas muito úteis para que isso possa acontecer.


Agora que você já ficou até aqui, continuou acompanhando este artigo comigo e fez um favor a si mesma por ter descoberto que o livro citado acima existe, descubra abaixo qual é o próximo livro que eu te indico comprar em seguida:



A jornada do escritor


Agora saindo do campo das palavras e entrando no campo da concepção de uma história em si, este livro de Christopher Vogler nos ensina a estruturar uma ideia de maneira que ela siga aquilo que chamamos de "Jornada do Herói": um estilo de contar uma história que, apesar de ser antigo, é replicado até nos tempos modernos.


O livro nos explica com detalhes as fases que um personagem passa durante a jornada do herói (e depois de entender como isso funciona, comecei a reparar que a maioria dos filmes e livros que eu consumo seguem essa mesma estrutura).



"A Jornada do Escritor" se tornou indispensável na minha prateleira, com sua capa azul escura e suas 488 páginas em papel amarelado. E pode ser uma ferramenta muito útil para a escrita do seu futuro livro também!



Como escrever diálogos


Não há nada pior do que um texto com diálogos inverossímeis e falas maçantes. É por isso que o livro de Silvia Adela Kohan é um que você precisa ter na sua estante!



E se você tiver a habilidade de ler em inglês, como uma dica bônus eu também indico outro livro sobre diálogos (que eu amei ainda mais!) chamado "How To Write Dazzling Dialogue", do autor James Scott Bell.




Story


Apesar do título em inglês, esta é uma edição em português. Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro, de Robert Mckee, é um guia para roteiristas, mas que também pode ser muito bem aplicado à escrita de romances, tendo em vista que essas duas artes possuem diferenças quando comparadas entre si, mas também possuem diversas semelhanças. E é nessa hora que uma escritora de romances pode tirar proveito deste guia de roteiro.





O Segredo do Best-seller


Apesar de este livro não ser um guia de escrita tão convencional como os indicados acima, eu ainda acredito que vale muito a pena a leitura do livro "O Segredo do Best-seller". Isso porque ele nos mostra, através de um estudo, o que os livros best-sellers têm que os tornam tão atraentes. E talvez desta forma possamos incorporar algumas das dicas na nossa própria escrita a fim de ampliarmos as chances de nosso livro alcançar ainda mais leitores.




Se tem uma coisa que me ajuda muito a melhorar a minha escrita é o seguinte: ler livros para escritores e aplicar os ensinamentos aprendidos na prática, escrevendo minhas próprias histórias.


Foi por isso que resolvi escrever este artigo! Porque espero que esses livros sejam tão úteis para você quanto eles foram para mim e para a minha carreira.


Boa sorte, e boa leitura!