Como eu embalo os meus livros
Quer conferir os bastidores de como eu embalo os meus livros para enviar às minhas leitoras?
Neste post, irei te mostrar o passo-a-passo de como eu embrulho os meus livros físicos de maneira super caprichada e ainda vou te mostrar várias fotinhos de todo o processo!
Sendo autora e ilustradora de livros de romance, comédia romântica e chick-lit, eu trabalho produzindo livros e outros produtos literários ilustrados para encantar o coração das minhas leitoras.
Esse é meu propósito!
Mas para fazer com que estes livros cheguem nas estantes das minhas leitoras, existe todo um processo pelo qual meus livros passam.
E é sobre isso que eu vim falar hoje.
Então, se você tem curiosidade em saber como funciona o processo de embalagem dos livros que vendo na minha livraria de autora, continue lendo este post, pois ele foi feito para você.
Como eu embalo os meus livros
A minha livraria de autora é super especial: é um cantinho aqui no meu site onde meus livros físicos ficam à venda quando estão disponíveis.
Mas ela requer bastante tempo e planejamento.
Isso porque praticamente tudo é feito artesanalmente e de maneira autoral: os livros, o design da capa, as ilustrações, os brindes, a venda, a embalagem, o envio, etc., etc., etc... ufa! Quanta coisa...
O processo é feito com muito carinho, e pela própria autora que vos fala!
Minha intenção é a de que não sejam vendidos apenas livros, mas sim toda uma experiência literária: os exemplares são enviados em caixinhas encantadoramente cheirosas com a fragrância da minha marca de autora, caprichosamente embalados com detalhes especiais e contendo mimos para completar a experência de leitura.
É por isso que as caixinhas são praticamente raras!
Poucas pessoas no mundo conseguem garanti-la, já que o meu processo de embalagem é feito um a um, e a prioridade é a qualidade, e não a quantidade.
E como todo esse processo demanda bastante tempo, nem sempre está ativo.
As vendas dos livros físicos acontecem por tiragens. Isso significa que uma determinada quantidade de livros é encomendada com a minha gráfica para ser vendida na loja e fica disponível somente até que o estoque esgote.
Quando os exemplares acabam, o livro fica indisponível sem previsão de retorno.
Como escritora e ilustradora, também divido meu tempo com outras atividades, como por exemplo escrever, produzir novos livros e criar novos produtos literários digitais para melhorar a sua rotina de leitura.
Portanto, não há como garantir quando/se os meus livros estarão disponíveis novamente na livraria, e não há uma data fixa para isso acontecer.
Mas procuro fazer essas tiragens especiais de tempos em tempos, selecionando um livro por vez para ser a estrela da temporada.
E quando isso acontece, é aí que o meu super processo caprichado de embalagem entra em ação!
E você pode conferir abaixo como ele funciona, tim-tim por tim-tim.
Preparada? Então, vamos começar!
Passo 1: Embalando os brindes
Além do livro, eu procuro produzir brindes para acompanhar a obra e tornar a experiência de leitura ainda mais divertida.
Os brindes são embalados em um saquinho plástico e lacrados com um adesivo da minha marca de autora.
Assim eles vão protegidos até seu destino final!
Passo 2: Embrulhando o pacotinho
Eu gosto de embrulhar o livro e o pacotinho de brindes com papel seda.
Antigamente costumava ser papel seda branco, mas hoje em dia eu estou optando pelo cor-de-rosa.
Parece que deixa tudo mais fofo e encantador, e ainda combina com o meu logotipo.
E então eu coloco o embrulho em uma caixinha de papelão que possua as medidas aproximadas do meu livro.
Passo 3: Você sabe o que é um selo de cera?
Os selos de cera eram utilizados antigamente para selar cartas (ou seja: super vintage!), mas hoje em dia também são utilizados para outras finalidades, como por exemplo: decorar embalagens de envio!
É uma arte pela qual eu fiquei simplesmente fascinada.
Por isso, quis incorporá-la nas minhas embalagens, para deixá-las ainda mais encantadoras e personalizadas.
Tanto é que encomendei um sinete personalizado com a letra R da minha marca!
E com o meu sinete personalizado, eu produzo um selo de cera exclusivo da minha marca.
O processo consiste em derreter a cera e carimbar no papel usando o sinete (que é esta linda peça dourada de ferro que você vê nas fotos).
O selo de cera dá às minhas embalagens um ar vintage e super gracioso.
Passo 4: Um laço para deixar tudo mais fofo
Eu gosto de fazer um lacinho em volta do embrulho usando uma fita de cetim no tom azul da minha marca, e adicionando nela a tag com o meu selo de cera e um cartãozinho de agradecimento pela compra.
Eu também adiciono cubinhos de isopor na caixinha para proteger o conteúdo da embalagem e evitar que os itens amassem.
Passo 5: O cheirinho da marca
Essa parte é uma das minhas favoritas!
Eu simplesmente amo a fragrância que escolhi para ser a oficial da minha marca de autora.
Acho que eu a descreveria como docinha e aconchegante, que também são características que eu usaria para descrever os meus livros.
Tanto é que este foi o motivo de eu ter escolhido esta fragrância.
Borrifo o cheirinho da minha marca na caixa para deixar a experiência da leitora mais sensorial com este elemento olfativo.
Passo 6: Carimbos, selos e outras coisinhas fofas
Para personalizar minhas caixinhas, eu as decoro com selos de papel exclusivos da minha marca e o carimbo do meu logotipo.
Também adiciono as informações de destinatário em uma etiquetinha super linda com carinha de correio, e selo a caixa com uma luva adesiva ilustrada, na vertical, que contém pequenos desenhos de cartinhas fofas para representar o envio da embalagem.
Gostou de conferir como eu embalo os meus livros para enviar às minhas leitoras?
Espero muito que sim!
Antes de ir embora, não deixe de conhecer a minha livraria de autora. E, caso algum dos meus livros estiver disponível neste momento, garanta um exemplar antes que esgote para colocar na sua estante e ter a experiência de abrir uma das minhas caixinhas super caprichadas.
E se você tem curiosidade de conferir os bastidores da minha vida de escritora, confira esses outros posts que podem te interessar:
Comments