Nem toda escritora escreve todos os dias - e tudo bem
- Re Lustosa

- há 1 hora
- 4 min de leitura
Eu sempre ouvi dizer que os escritores precisam estar sempre escrevendo. Afinal, é isso o que eles fazem da vida, não é?
Mas o que acontece quando você mesma se torna escritora e percebe que isso não é fácil pra você? Ou melhor, que é quase impossível?
Você se torna menos escritora por isso?
Hoje vamos refletir sobre frequência de escrita e as consequências negativas dos conselhos vindos da própria comunidade literária.

Para te explicar tudo o que acredito que possa te beneficiar sobre esse assunto, primeiro eu preciso te contextualizar a respeito da minha própria história em meio a metas de escrita e bloqueio criativo.
Quando comecei a escrever, perdi as contas de quantas vezes ouvi o seguinte conselho:
"Escreva todos os dias para criar o hábito de escrita".
E assim o fiz, religiosamente.
Diariamente, lá ia eu: abria meu notebook e tentava extrair pelo menos mil palavras para concluir minha meta diária de escrita.
Resultado da ópera: tive um bloqueio criativo que durou anos!
Quando finalmente criei coragem e voltei a escrever, comecei a desconfiar dos conselhos para escritores que eu engolia goela abaixo. Cerquei-me, então, somente de instrutores com ideias e ensinamentos mais flexíveis.
Isso por si só já me fez um bem enorme e me trouxe alívio.
Porque foi aí que eu descobri que: não, nem todos os escritores escrevem todos os dias.
E que eles não se tornam menos escritores por isso.
Existem autores que sim, conseguem escrever diariamente, e às vezes até finalizam o livro em um mês, sem sofrimento.
Já para outros autores, a necessidade de pausas no processo criativo é essencial.
Percebi que me encaixava muito mais na segunda categoria. E que tentar me enquadrar na primeira só me travava.
Digamos que meu cérebro precisa de respiros para absorver a história que estou criando. Preciso encaixar as pecinhas da narrativa primeiro na cabeça para depois passá-la para o computador.
Desse modo, é essencial que minha mente tenha esse tempo para assimilar todos os detalhes necessários até que esteja pronta para colocar a mão na massa.
Moral da minha história, pra você aprender com o meu erro e não sofrer como eu sofri: me forçar a escrever todos os dias sem pausa, por mais contraditório que pareça, só atrasa o meu processo criativo.
E conselho de amiga pra você: confie mais na sua intuição do que em dicas aleatórias de outros escritores. Aceite os conselhos que se encaixam com você, e não aqueles que tentam fazer você se encaixar à força dentro deles.
Ninguém é dono da verdade, e só você conhece verdadeiramente a sua essência criativa.
Dicas extras para Escritoras de Carteirinha
Para ouvir e aprender
Aqui vai um canal do Youtube que vale a pena acompanhar: The Quit Cast, por Becca Syme.
Ela é uma coach certificada para autores, e escritora do famoso livro Dear Writer, you need to quit.
O legal do canal dela é que ela te faz questionar o status quo da comunidade literária, a filtrar conselhos e entender melhor suas forças como escritora, com base em técnicas e teorias científicas.
Então, se você fala inglês, minha dica é que você maratone este canal (sempre absorvendo somente o que faz sentido pra você, é claro!) Você pode ativar as legendas do Youtube para facilitar a compreensão do conteúdo em outra língua.
Para ler e estudar
Meu queridinho literário, O Manual de Sobrevivência da Escritora de Carteirinha, é o meu super guia completinho pra te ajudar a realizar seu sonho de publicar um livro.
Passando por temas como rotina de escrita, métodos de publicação e noite de autógrafos, este livro será o seu melhor amigo ao longo desta jornada fabulosa, te ensinando, de maneira lúdica, o passo a passo para você, enfim, poder segurar seu próprio livro nas mãos.
É um livro todinho ilustrado, que eu criei com todo carinho e cuidado do mundo para ser uma ferramenta divertida de aprendizado, e ao mesmo tempo muito valiosa e repleta de conhecimento.
Para sonhar e planejar
Se você acredita que o planejamento te ajuda no processo criativo, aqui vai um presente pra você: um lindo planner para escritoras que você pode baixar e imprimir em casa para tornar o seu dia-a-dia como autora ainda mais eficiente.
E o melhor de tudo: é totalmente grátis!
Baixe agora e comece a se organizar para realizar o seu sonho.

Espero que esse post tenha sido acalmado o seu coração a respeito de cobranças sobre sua frequência de escrita.
E não se esqueça: seja você mesma e confie na sua intuição; é ela quem geralmente tem os melhores conselhos pra você!
Outros posts que podem te ajudar:








Comentários