top of page

Como é escrever um livro?

Hoje eu vou te contar como é escrever um livro, para você que é minha leitora (ou deseja ser) e tem curiosidade de saber como são os bastidores da minha vida de escritora.





Escrever um livro não é tarefa fácil. E dependendo da personalidade do escritor, pode ser ainda mais difícil.


No meu caso, eu tenho uma personalidade extremamente perfeccionista. Portanto, para mim, escrever um livro acaba sendo divertido, mas ao mesmo tempo, um pouco sofrido.


São muitos detalhes para pensar, cenas para criar, tramas para costurar, e acaba sendo difícil conciliar tudo isso e ainda manter a mente tranquila.


Acaba sendo um período exaustivo, trabalhoso, mas, apesar disso, extremamente recompensador!


Geralmente, a ideia para um livro surge na minha mente e eu paro tudo o que estou fazendo para anotá-la, para evitar que eu me esqueça dela.


Aí começo a rascunhar cenas, diálogos e personagens despretensiosamente.


Só depois de fazer isso é que passo a estruturar melhor a história.


Tento escrever um resumo de como será o início, meio e fim da trama, além de fazer uma ficha detalhada dos personagens, que inclui informações como nome, sobrenome, hobbies, defeitos, qualidades, sonhos, hábitos e etc.





Aí volto a trabalhar no livro em si, desta vez com mais base, já que agora sei um pouco melhor para qual direção quero que a minha história vá.


Normalmente leio o texto várias e várias vezes, cada vez mais lapidando a narrativa, mudando cenas de lugar, excluindo trechos e adicionando capítulos novos.


Depois de muito tempo é que o livro fica pronto.


Quando se trata de romances de mais de duzentas páginas, meu tempo médio de escrita gira em torno de 3 anos para acabar de escrever um livro.


Sim! Eu disse três anos.


Não necessariamente três anos escrevendo todos os dias, pois tenho várias pausas (necessárias) durante este período.


Mas, no geral, é como meu cérebro funciona: eu preciso de todo esse tempo para encaixar as peças da história no lugar e deixá-la redondinha.


Demora bastante? Sim. Mas como fico muito satisfeita com o resultado, para mim acaba valendo muito a pena utilizar este tempo para escrever um livro.


Eu amo a minha profissão, apesar das dificuldades.


E não consigo imaginar a minha vida se eu não tivesse me tornado escritora de romances!







Espero que tenha gostado de saber como é escrever um livro do meu ponto de vista.


E se você quiser saber mais detalhes dos bastidores da minha vida de autora, confira esses outros posts que podem te interessar:


15 visualizações0 comentário

Comments


Meu nome é Renata, mas pode me chamar de Re! Sou escritora de chick lits, um gênero literário caracterizado por seus livros leves e divertidos sobre protagonistas modernas.

 

Sou apaixonada por literatura e acredito em finais felizes (tanto nos livros quanto na vida real!).

No meu blog você encontra dicas literárias para deixar a sua rotina como leitora ainda mais divertida!

 

Saiba mais.

quem escreve?

Renata Lustosa autora.png

Aproveite as ofertas:

bottom of page