• Re Lustosa

A ordem dos livros da série "O diário da Princesa"

Atualizado: 25 de mar.

Você é fã da autora Meg Cabot e sempre fica na dúvida sobre a ordem dos livros da série "O diário da Princesa"? Confira abaixo o guia definitivo e tire suas dúvidas de uma vez por todas!




Este post contém as sinopses de cada livro da série, caso queira se familiarizar com cada história. Mas vale ressaltar que as sinopses podem conter spoilers dos livros que você ainda não leu, tá legal? Então, fique ligada!


Para ser redirecionada à página de cada livro na Amazon, basta clicar nas capas dos livros abaixo.


Neste post, eu foquei nos livros principais da série! Mas vale ressaltar que, além destes, há também livros extras do universo dessa série que vale a pena você conferir. No site da autora você encontra todos eles!


Preparada? Então, vamos nessa!




1. O diário da Princesa



Sinopse: Mia Thermopolis, uma garota nova-iorquina comum, descobre, de repente, ser a herdeira de um reino europeu. Ela vai, então, morar com seu pai, para aprender a agir como a verdadeira nobre que é. Mas sua avó, a velha princesa Genovia, acha que ela tem muito a aprender antes de poder subir ao trono. Um grande romance virou filme em uma produção dos estúdios Disney, estrelado por Anne Hathaway.



2. Princesa sob os refletores



Sinopse: A PRINCESA SOB OS REFLETORES, de Meg Cabot, dá continuidade ao best seller O diário da princesa. Este novo romance conta novas aventuras da esperta e adorável Mia Thermopolis — uma típica adolescente de 15 anos que de uma hora para outra descobre ser princesa e herdeira de um trono na Europa. O novo livro de Meg Cabot conta mais treze dias de histórias do diário de Mia, depois das revelações de O diário da princesa.




3. Princesa apaixonada



Sinopse: Em A PRINCESA APAIXONADA, Mia divide seu tempo entre três coisas: a preparação para sua irritante entrée na sociedade genoviana, sob a direção de uma não menos irritante avó; os congestionamentos de Manhattan, em Nova York, e as elaboradas desculpas para escapar de Kenny, seu namorado. Afinal, Mia, na verdade, está apaixonada por outro rapaz.




4. Princesa à espera


Sinopse: Mia Thermopolis, a princesinha que encantou jovens de todo o mundo no romance e no filme O diário da princesa, está de volta. Neste novo e quarto volume da série, A princesa à espera, Mia, depois de finalmente ter conquistado o coração do rapaz por quem era apaixonada, Michael Moscovitz, precisa passar as férias na Genovia, a milhares de quilômetros de seu amado.




5. Princesa de rosa-shocking



Sinopse: Até as princesas sonham. E Mia Thermapolis não é diferente: mesmo sendo herdeira de um pequeno principado europeu e morando em Nova York, uma das cidades mais interessantes do mundo, ela só pensa no baile de formatura. Em Princesa de rosa-shocking, quinto volume da série O Diário da Princesa, ela precisa convencer o namorado Michael a vestir um smoking, comprar um belo buquê e alugar uma limusine para o evento.


Com uma linguagem leve e descontraída, Cabot acompanha as peripécias de Mia: o envolvimento numa greve e a rescisão do contrato que a obriga a passar suas férias com a avó. Mas, fora isso, tudo vai bem para a princesinha. Ela é a mais nova integrante do jornal da escola, e o milagre de conseguir passar em álgebra está prestes a acontecer. Além disso, logo vai ganhar um irmãozinho ou uma irmãzinha. Mesmo que a mãe passe toda a gravidez reclamando dos inconvenientes de se ir ao banheiro de meia em meia hora.


A voz da personagem principal continua cativando adolescentes do mundo inteiro e a trama está mais deliciosa e divertida, repleta de referências à cultura pop americana. As listas com os gatos mais quentes, os melhores filmes e pegadas do cinema ganham a versão Baile de Formatura. Mia fala sobre todos os filmes de adolescente que mostram a formatura como peça fundamental no desenvolvimento do enredo. Principalmente A garota de rosa-shocking. Mia se identifica com o drama da personagem, de Molly Ringwald — ela vai conseguir ir à festa de formatura com o menino rico bonito ou vai com o pobre esquisito? — embora odeie o vestido escolhido. A cor é boa, mas parece um saco de batata pavoroso.




6. Princesa em treinamento



Sinopse: Em Princesa em treinamento, Mia Thermopolis, princesa de Genovia, está pronta para mais um ano letivo. Ou quase. É que as coisas não andam muito bem. Durante as férias de verão, período em que assume suas atividades como integrante da realeza, Mia tem a brilhante ideia de mandar jogar na baía de Genovia, infestada por algas-assassinas, dez mil lesmas sul-americanas. Mas o que deveria ser uma boa ideia acabou se tornando um enorme problema, e agora Genovia corre o risco de ser expulsa da União Européia.


É preocupada com essa ameaça que Mia volta às aulas. E de cara percebe que o ano não será nada fácil. Primeiro porque geometria não parece ser nem um pouco mais simples que álgebra. Depois ela tem uma grande decepção: pela primeira vez tira um B em sua redação. Logo ela que quer ser escritora!


Além das aulas, a princesa ainda está diante de outras dificuldades. Sua melhor amiga, Lilly, a indicou para presidente do conselho estudantil. E, como não podia deixar de ser, ela terá de entrar numa acirrada disputa de popularidade com Lana, sua arqui-rival.


É Lana também que levanta a questão que vai tirar o sono da princesinha. Ela diz a Mia que os garotos da faculdade esperam que suas namoradas "Façam Aquilo". E Michael acabou de entrar para a faculdade. Mas será que o namorado de Mia é como todos os outros garotos?




7. Princesa na balada



Sinopse: As princesas só querem se divertir. Basta ler Princesa na balada, sétimo volume da série O Diário da Princesa, para ter absoluta certeza disso.


Nesta primavera, Mia está decidida a se divertir, apesar de o governo estudantil de que ela é presidente de repente se encontrar falido. Por sorte (ou por azar, dependendo do ponto de vista), Grandmère tem um plano elaborado para arrecadar fundos, catapultar Mia à fama teatral e, ao mesmo tempo, promover uma união romântica entre ela e um partidão, que não é o namorado dela. Não é para menos que Michael, o amor da vida da menina, parece achar que ela é louca ou, pior ainda, nada divertida.


Será possível que Mia, prestes a se tornar uma estrela dos palcos, presidente do governo estudantil e futura governante da Genovia, não está pronta para festas?


A trama está ainda mais deliciosa e divertida, repleta de referências à cultura pop americana. Princesa na balada é a nova aventura da personagem que continua cativando adolescentes do mundo inteiro.



8. Princesa no limite



Sinopse: Neste aguardado oitavo volume da série O diário da princesa, Princesa no limite, Mia precisará tomar decisões difíceis na tentativa de salvar seu namoro.


Desta vez, tudo parece estar bem para Mia: conseguiu passar de ano e se livrou da responsabilidade de ser a presidente do conselho estudantil. Mas rapidamente ela percebe que o ano está longe de ser cor-de-rosa... A professora de Inglês a inscreveu na matéria de Introdução à Escrita Criativa, e todo mundo sabe que a Princesa da Genóvia quer mesmo é ser uma grande escritora no futuro — será que a sra. Martinez não vê que ela já sabe tudo sobre criatividade?


Além disso, logo agora quando Mia achava que tinha se livrado de Álgebra e de Geometria, ela tem de aturar Pré-Cálculo! E, pelo amor de tudo que é genoviano, por que Lilly a indicou para ser presidente do conselho de novo?!


Mas nada disso se compara às novidades que Michael tem para contar… Tudo bem que Mia torce pelo sucesso do namorado, mas ele precisava inventar um protótipo de braço robotizado para cirurgias cardíacas tão perfeito que vai ser construído por uma empresa no Japão? O pior de tudo é que com isso ele ficará longe não por uma semana, nem mesmo por um mês — Michael vai morar no Japão por um ano inteiro, ou mais!


Mia precisa convencê-lo a ficar. E para isso está disposta a usar qualquer argumento… até Fazer Aquilo? Esperar ou não esperar? O futuro do seu namoro está em jogo e muitas lágrimas vão rolar.




9. Princesa Mia



Sinopse: Será que as coisas poderiam estar piores para Mia? Agora que o namoro com Michael está definitivamente terminado, a princesa mal consegue sair da cama: sua ex-melhor amiga Lilly ainda se recusa a falar com ela, seu uniforme está um tanto quanto apertado, e nem os esforços do fofo J.P. estão sendo capazes de ajudá-la.


Mia está mesmo em um estado deplorável: passa o dia todo vendo TV em seu pijama da Hello Kitty, não quer falar com ninguém, e, num acesso de fúria e tristeza, ataca a geladeira e abandona o vegetarianismo. É claro que chega um momento em que seus pais não agüentam mais e fazem questão de que ela comece a freqüentar um psicólogo — pena que ele é completamente maluco...


Sem namorado, sem melhor amiga e tendo sérios problemas para entrar no sutiã, Mia ainda descobre que alguém montou um site que diz coisas terríveis sobre ela. Ao perceber que todos acham que está saindo com o J.P., entre outras fofocas, Mia começa a suspeitar de que não vai conseguir passar pelo ensino médio.


Além de tudo, sua avó não pára de insistir para que ela faça um discurso para as mulheres mais poderosas e influentes do mundo, numa festa da sociedade Domina Rei. E seu já conhecido azar não falha: a sociedade é coordenada pela mãe de Lana Weinberg, que de repente começa a agir de maneira muito estranha... até chama Mia para fazer compras!


Mas todos esses problemas serão varridos da cabeça da nossa princesa depois que ela encontra um diário, há muito perdido, de uma antepassada que governou a Genovia por um curto período de tempo e que teria revolucionado o principado se um golpe de Estado não tivesse surgido. Sem querer, Mia acaba encontrando um tema para o seu discurso e esta é uma descoberta que pode mudar o destino da família Renaldo para sempre.




10. Princesa para sempre



Sinopse: Em PRINCESA PARA SEMPRE, encontramos Mia com saudades do seu diário... Afinal, depois de quase dois anos escrevendo seu trabalho de conclusão do ensino médio ― o que ocupava absolutamente todo o seu tempo ―, nossa princesa precisava mais do que nunca do que “consultor sentimental”. Para variar, ela está em apuros. Depois que Mia descobriu um documento histórico que transformava Genovia em uma democracia, seu pai precisa enfrentar a primeira eleição do principado. Infelizmente, seu primo, o príncipe Renné, resolveu que vai disputar o cargo de primeiro-ministro com ele... E sua plataforma é baseada em cadeias multinacionais de fast-food e na exploração do turismo de massa. Mia está quase arrependida de ter achado o tal documento! Mas esse não é o único problema da princesa (é claro). Mia entrou numa espiral de medo, terror, pavor... e mentiras. A maior delas é que seu trabalho de conclusão foi uma tese sobre a extração do azeite de oliva na Genovia, quando, na verdade, é um livro romântico ambientado na Inglaterra medieval. Afinal, Mia não quer que ninguém peça para ler seu “trabalho”, apesar de ter enviado o original para várias editoras sob o pseudônimo de Dafne Delacroix. Infelizmente, nenhuma delas quer publicá-lo...Para piorar, Michael está de volta à Nova York. Depois de dois longos anos no Japão, o ex-namorado da princesa ganhou fama e fortuna graças ao braço robótico que inventou. Mia tem certeza que isso não vai fazer a menor diferença no seu namoro com J.P., considerando como ele é fofo, bonito e, enfim, perfeito. Mas, com tudo o que Mia anda inventando por aí, será que podemos confiar nela a respeito disso também?



11. O casamento da Princesa



Sinopse: A princesa Mia Thermopolis está de volta em um romance para os jovens adultos. No novo volume de O diário da princesa, cinco anos se passaram desde que Mia se formou na faculdade — e sua vida anda bem agitada. Ela coordena um centro comunitário em Nova York, continua perdidamente apaixonada por Michael e está sempre cheia de compromissos reais na agenda. E por falar em compromisso... A imprensa não perde uma oportunidade de maldizer a vida do casal. Por que não se casaram até hoje? Existe outro pretendente? Como a família real permite que ela passe as noites fora de casa? Os paparazzi vivem atrás da princesa, mas ela tem outras prioridades. Até passar um fim de semana romântico com seu amor nas Bahamas. Será que chegou mesmo a hora do "felizes para sempre"?




Espero que tenha gostado do post, e que ele sirva como um guia para você que adora essa série de livros da Meg Cabot.

E se você também adora livros leves e divertidos, não deixe de conferir este outro post no meu blog com essa lista de 10 livros de romance chick lit que você precisa conhecer!


Até a próxima e boas leituras!

28 visualizações
Autora Renata Lustosa.jpg

Meu nome é Renata Lustosa, e eu escrevo histórias românticas, modernas e bem-humoradas de um gênero chamado chick lit, estilo literário conhecido por seus livros leves e divertidos sobre protagonistas modernas. Sou apaixonada por literatura e verdadeiramente acredito em finais felizes (tanto nos livros quanto na vida real!). Saiba mais sobre o meu trabalho clicando aqui.