Resenha do livro Melancia, escrito por Marian Keyes
top of page

Resenha do livro Melancia, escrito por Marian Keyes

Se você está procurando pela sinopse ou resenha do livro Melancia, da Marian Keyes, então você acaba de chegar ao lugar certo!




Você conhece aquele ditado "É rir pra não chorar"?


Pois bem... Claire, a protagonista de Melancia, decide fazer ambos: rir e chorar dos últimos acontecimentos de sua vida, enquanto conta sua história diretamente para o leitor de maneira leve e divertida.


E é desse livro que vamos falar na resenha de hoje: Melancia, da autora Marian Keyes.


Então, se você está tentando decidir se essa pode ser a sua próxima leitura, continue lendo, porque este post foi feito para você!





Resenha do livro Melancia, de Marian Keyes


Banner com uma ilustração de um pedaço de melancia e com os dizeres "Resenha do livro Melancia, de Marian Keyes"


Sinopse: "Claire tinha tudo o que sempre quis na vida: um marido que ela idolatrava, um ótimo apartamento, um bom emprego. Mas, no que seria uma data muito especial em sua vida, o dia do nascimento da sua filha, James anuncia que a está deixando por uma vizinha com quem tem um caso há mais de seis meses. Com o coração partido, uma bebê recém-nascida e um corpo pós-parto para o qual ela mal consegue olhar, ela decide ir para a casa dos pais, em Dublin. Lá, recebendo os cuidados de sua excêntrica família, Claire avalia os prós e contras de um casamento de três anos e começa a se sentir melhor. Aliás, bem melhor. Até que o ex-marido reaparece, forçando-a a tomar uma decisão, que, de uma maneira ou de outra, mudará sua vida mais uma vez."




Título do livro: Melancia

Autora: Marian Keyes

Gênero literário: Chick lit

Editora: Bertrand Brasil

Número de páginas: 494

Ano de publicação: 1996

Minha nota para esta leitura: ☆☆☆☆☆






"Bem, meu nome é Claire, tenho 29 anos e, como disse, tive meu primeiro filho há dois dias (uma menina, com quase três quilos, lindíssima) e meu marido (contei que o nome dele é James?) me comunicou, há cerca de vinte e quatro horas, que vem tendo um caso, já há seis meses — saca essa —, não é nem com a sua secretária ou outra mulher charmosa do seu trabalho, mas com uma mulher casada que mora no apartamento dois andares abaixo do nosso."




A história do livro Melancia



Escolher rir dos acontecimentos tristes da própria vida é uma das características marcantes das personagens de Marian Keyes, e isso não poderia ser diferente em se tratando da protagonista de Melancia.


Claire Walsh é uma mulher que acaba de dar à luz sua primeira filha e descobre que seu marido a estava traindo com uma das vizinhas do prédio em que moravam.


Não só isso, mas ele também quer o divórcio!


Aparentemente, não se trata apenas de um caso sem importância.


Tanto James quanto a vizinha — também casada — decidem abandonar seus parceiros e alugar um novo apartamento (em localização secreta) para morarem juntos.


É aí que Claire decide se mudar de volta para a Irlanda, onde moram sua mãe e suas irmãs, a fim de buscar um refúgio desse turbilhão de acontecimentos que transcorreram em sua vida, além de poder contar com alguma ajuda nessas primeiras semanas de vida de sua bebê.


E é então que uma jornada de autoconhecimento e autodescoberta se iniciam.


E, talvez, quem sabe, a possibilidade de o amor surgir novamente na vida de Claire.



Resenha do livro Melancia, de Marian Keyes



Segundo o roteiro, deveríamos estar nos babando com nosso bebê e discutindo carinhosamente a quem ela puxara na família. Mas James, meu James, falava em me deixar. Quem é o encarregado aqui? Gostaria de me queixar da minha vida.




Minha opinião sobre o livro Melancia



Melancia é um prato cheio para quem ama chick lit — gênero literário ao qual este livro pertence — e para quem acredita que rir é o melhor remédio e que o mundo é um lugar melhor quando escolhermos enxergá-lo com lentes cor-de-rosa.


Pois uma das características mais impressionantes deste livro — e da maioria dos chick lits — é a habilidade de se manter alto-astral mesmo nas situações mais difíceis.


E, na minha opinião, é isso o que traz uma força enorme para este gênero literário e para as protagonistas que contam suas histórias através dele. É isso o que faz com que o chick lit seja um estilo de livro muito lido ao redor do mundo: a esperança que paira no enredo, dizendo ao leitor nas entrelinhas que tudo pode ficar bem de novo um dia, não importa o quão ruim esteja agora.




"Ora, tudo bem, apenas para animar você, imagine a pior cólica menstrual que já sentiu e a multiplique por sete milhões, fazendo também com que dure vinte e quatro horas e, então, terá uma ideia de como são os trabalhos de parto."



Livro Melancia, da autora Marian Keyes


Se você está na dúvida sobre ler ou não o livro Melancia, a minha opinião é a de que essa leitura vale totalmente a pena!



O livro é bem escrito, a história é bem contada e a narrativa é fluida.


Marian Keyes escreve esta obra na primeira pessoa, através da narração da personagem Claire, que conta sua história como se estivesse falando diretamente com o leitor — o que é outra característica marcante de livros de chick lit: a proximidade que a narradora desenvolve com a leitora, quase como se estivesse contando sua história para uma amiga.



"Nas poucas semanas antes de dar à luz, eu estava absolutamente enorme. Inteiramente redonda. Como a única coisa que cabia em mim era minha bata de lã verde, combinando com meu rosto sempre verde, por causa do enjoo contínuo, fiquei com a aparência de uma melancia usando botas e um pouco de batom."


Este trecho inusitado aqui em cima explica porque este livro se chama Melancia, caso você estivesse se fazendo essa pergunta.


Claire tem o dom de te fazer sentir compaixão diante da situação dela, ao mesmo tempo em que te faz rir.


Além da personagem principal ser engraçada, a família dela também é bastante divertida!


E já que este livro é o primeiro de uma série da Marian Keyes intitulada de As irmãs Walsh, depois de finalizar a leitura desta primeira história você pode ir correndo ler as demais, cada uma se tratando de uma irmã diferente da família.



Resenha do livro Melancia, de Marian Keyes







No mais, se você está procurando uma leitura que vai te fazer rir, sorrir e se emocionar, Melancia, de Marian Keyes, precisa ser a sua próxima leitura.


Este livro tem grandes chances de aquecer o seu coração!


E já se prepare para maratonar os próximos livros da série logo em seguida, porque você provavelmente vai querer conhecer mais sobre a família Walsh.


Espero que tenha gostado desta resenha do livro Melancia, e que esta leitura aqueça o seu coração tanto quanto aqueceu o meu!




Confira também:


310 visualizações

Meu nome é Renata, mas pode me chamar de Re! Sou escritora de chick lits, um gênero literário caracterizado por seus livros leves e divertidos sobre protagonistas modernas.

 

Sou apaixonada por literatura e acredito em finais felizes (tanto nos livros quanto na vida real!).

No meu blog você encontra dicas literárias para deixar a sua rotina como leitora ainda mais divertida!

 

Saiba mais.

quem escreve?

Renata Lustosa autora.png

Aproveite as ofertas:

bottom of page